Bem vindo ao BLOG CAMPESTRE CIDADÃO, Na Defesa de Seus Direitos

Esse blog é uma forma direta de interagir com a sociedade, esclarecendo suas dúvidas e orientando a respeito de seus direitos. É um prazer poder dar minha contribuição como cidadão consciente.

Fernandes Braga

sábado, 2 de julho de 2011

Aluno potiguar conquista bolsa de estudos nos EUA

O jovem Allan Jales Coutinho, 18 anos, está viajando neste sábado (02) para os EUA como um dos três vencedores da seleção para curso de verão realizada pela Embaixada Americana no Brasil.

DivulgaçãoJales fará curso na Phillips Exeter Academy, em New HampshireJales fará curso na Phillips Exeter Academy, em New Hampshire

O curso tem duração de cinco semana na renomada Phillips Exeter Academy, no estado de New Hampshire, e será sobre história da América, e o ensino da língua inglesa e desenvolvimento da habilidade na escrita para não nativos.

Allan Jales, então aluno da Escola Estadual Nestor Lima, foi um dos 36 estudantes vencedores, em todo o país, do Programa Jovens Embaixadores, edição 2011, e esteve nos Estados Unidos entre 05 a 29 de janeiro.

Na primeira semana, os jovens embaixadores permaneceram na capital americana, Washington, e foram recebidos pela secretária de Estado, Hillary Clinton. Ainda em Washington, os jovens embaixadores realizaram trabalhos voluntários e desenvolveram ações de liderança.

Em seguida, Allan Jales foi para a cidade de Cleveland, estado de Ohio, onde participou de trabalhos de voluntariado, divulgou aspectos importantes do Rio Grande do Norte e do Brasil, e desenvolveu projeto de ação comunitária.

"A melhor experiência da minha vida. Uma viagem como essa faz com que a pessoa passe a ver o mundo de maneira diferente".

Após essa participação, Allan Jalles, que hoje estuda no IFRN, se inscreveu para uma bolsa no concurso de verão promovido pela Embaixada dos EUA, concorrendo com os demais 35 jovens embaixadores. Foi um dos três escolhidos após fazer teste escrito, apresentar vídeo no programa Caldeirão do Hulk na Rede Globo, e participar de entrevista em Inglês. Os dois outros jovens são da Bahia e do Piauí.

"A conquista do jovem Allan Jales é representativa da pujança da Escola Pública de qualidade. A Escola Pública enseja, como nenhuma outra, a oportunidade para o despontar do talento, da criatividade, e da iniciativa. Nosso esforço tem que ser no sentido de melhorar cada vez mais o Ensino Público e produzir chances reais de fortalecimento da cidadania e de crescimento intelectual e cultural aos jovens estudantes", afirma a professora Betânia Ramalho, secretária estadual da Educação.

No curso de verão, Allan será aluno na mesma escola em que estudaram o autor do livro "O Código da Vinci", escritor Dan Brown, e os criadores do Facebook. Não estou voltando aos EUA para fazer turismo. Meu objetivo é buscar o máximo de conhecimento para aplicar em programas sociais nas nossas comunidades", completa o estudante.

O programa Jovem Embaixador é desenvolvido no Rio Grande do Norte pela Secretaria Estadual da Educação, por meio da Subcoordenadoria de Ensino Médio. Segundo a técnica responsável pelo programa, professora Vera Lúcia, o Estado tem buscado ocupar sempre posição de destaque. "No ano passado, a estudante de escola pública Bruna Lobato também conseguiu participar nas duas etapas do programa. Este ano, ela concorreu a um exame tipo vestibular, com todas as provas feitas em Inglês, e conseguiu ser contemplada com uma bolsa para cursar Direito na Universidade de Vermont, EUA", destacou a professora Vera Lúcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário