Bem vindo ao BLOG CAMPESTRE CIDADÃO, Na Defesa de Seus Direitos

Esse blog é uma forma direta de interagir com a sociedade, esclarecendo suas dúvidas e orientando a respeito de seus direitos. É um prazer poder dar minha contribuição como cidadão consciente.

Fernandes Braga

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Equipe do Google Maps fotografa Natal e Mossoró

Uma das maiores empresas do mundo, o Google continua expandindo seus mercados por todos os continentes do planeta. Uma equipe da empresa estadunidense, especificamente do Google Maps Street View está em Natal para fotografar as ruas e os principais pontos turísticos da capital potiguar. Na tarde desta quinta-feira (3), o carro  que produz essas imagens foi flagrado pela equipe de reportagem da Tribuna do Norte. O veículo trafegava na rua Apodi, no centro da cidade.
Vicente NetoCarro do Google Maps Street View foi visto na rua Apodi no início da tarde desta quinta-feira (3)Carro do Google Maps Street View foi visto na rua Apodi no início da tarde desta quinta-feira (3)

De acordo com a página oficial do do Google Maps, a cidade de Mossoró também está sendo fotografada pelos carros da empresa. Segundo o site, 69 cidades de 15 estados brasileiros estão sendo ou já foram visitadas pelos carros do Google Maps Street View.

O Google Maps é um serviço oferecido pelo Google que trata da visualização de mapas e imagens feitas de salélites de toda a Terra. A ferramenta permite também que os usuários criem rotas e caminhos, funcionando como uma espécie de GPS. Caso o internauta queira encontrar uma determinada rua, por exemplo, o serviço mostrará um trajeto que o levará do ponto de partida cadastrado ao local desejado.

Entretanto, a maioria das cidades tem apenas imagens captadas por satélites de longa distância, o que gera um visualização menos eficaz. O Google, por sua vez, começou, há alguns anos, a visitar as principais cidades do mundo para explorar imagens que permitissem ao usuário se sentir realmente no local que ele pretende buscar na página.

Dessa forma, cidades como Paris, Londres e São Paulo, por exemplo, já permitem que o internauta, ao acessar o site, tenha uma visualização panoâmica - 360 graus na horizontal e 290 na vertical - do local. Tudo o que está ao redor pode ser visto. Essa moderna ferramenta dá ao usuário a oportunidade de conhecer a rua como se ele estivesse de fato no local, pois capta a imagem do solo do local, e não de cima.

As fotos são feitas por carros - como os que estão circulando por Natal e Mossoró - e conseguem mostrar, além das ruas das cidades, lojas e até pessoas que passem no momento em que o equipamento do Google fotografar o ambiente.

O Google também disponibiliza para  empresários ou quem mais interessar, a marcação de suas lojas no Google Maps, além da possibilidade de cadastrá-las na página. Dessa maneira, quem clicar no endereço da loja, verá informações sobre o horário de funcionamento, entre outras coisas.

Natal e Mossoró entraram na rota dos carros do Google Maps Street View e devem ter sua informações e visualizações atualizadas no site num futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário