Bem vindo ao BLOG CAMPESTRE CIDADÃO, Na Defesa de Seus Direitos

Esse blog é uma forma direta de interagir com a sociedade, esclarecendo suas dúvidas e orientando a respeito de seus direitos. É um prazer poder dar minha contribuição como cidadão consciente.

Fernandes Braga

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Fiéis lotam a Catedral para a posse do novo Arcebispo de Natal


Celebração conta com a participação de bispos, padres, diáconos, religiosos e centenas de fiéis, da Arquidiocese de Natal, e, também de outras Dioceses.

Gerlane Lima/Nominuto.com
Dom Jaime Vieira Rocha, novo Arcebispo de Natal.
A Arquidiocese de Natal empossa neste domingo (26) o sexto Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. A celebração conta com a participação de bispos, padres, diáconos, religiosos e centenas de fiéis, da Arquidiocese de Natal, e, também de outras Dioceses, como Caicó e Campina Grande (PB), além de autoridades do Estado que lotam a Catedral Metropolitana.

No Rito Inicial da celebração, o chanceler da Arquidiocese, Padre Júlio César Cavalcante, apresenta as “Letras Apostólicas” (bula do Papa nomeando Dom Jaime como Arcebispo de Natal). 

O até então Administrador Apostólico, Dom Matias Patrício de Macêdo, passa o báculo para Dom Jaime, que significa justamente a passagem do governo arquidiocesano. Após, o novo Arcebispo é saudado pelo Padre Edilson Soares Nobre. Em seguida, todo o clero da Arquidiocese se aproxima de Dom Jaime para lhe manifestar obediência e respeito. Depois, a missa segue o rito normal. No final, é feita a leitura da ata da posse.
Gerlane Lima/Nominuto.com
Celebração conta com a participação de bispos, padres, diáconos, religiosos e centenas de fiéis.

Na ocasião, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Natal, representando a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, entrega ao Arcebispo as chaves da cidade e no mesmo local, Dom Jaime é saudado pela Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini.

Gerlane Lima/Nominuto.com
Senador José Agripino esteve na posse do novo Arcebispo de Natal.
Várias autoridades do Estado estiveram presentes na celebração. O senador José Agripino (DEM) falou sobre o evento e disse que essa é a transição do Governo da Igreja. E quem assume é uma pessoa que tem capacidade de conduzir um grande rebanho.

“Dom Jaime Vieira é uma pessoa que tem capacidade de conduzir um grande rebanho católico e estar por dentro da política da Igreja, com o princípio de fazer um bom aconselhamento dos Governos, no plano social e econômico. Enquanto católico, eu acho que um líder da Igreja Católica é um líder de comunidade, um comandante”, fala o senador.

Os fiéis comemoram com alegria esse momento que a igreja celebra. A senhora Marta Oliveira não encontrou palavras para definir a emoção. 

“Este é um momento de muita alegria e amor. Um momento em que a fé nos contagia. Dom Jaime vem de uma grande caminhada e é um homem de muita fibra. Com certeza vai propagar muita fé”, ressalta a fiel.

O diácono Haroldo Lima, fala que esse momento de transição mostra o quanto a Igreja é sábia em conduzir o povo de Deus. “Ao longo da história, muitos pastores passaram, vão continuar e outros virão. Esse é um momento de grande riqueza em que o novo pastoreio vai trazer cada dia mais essa fortaleza que as ovelhas precisam para continuar no rebanho de Deus. É uma alegria acolher um bispo da terra ”, destaca o diácono.

Vamos conhecer melhor o novo Arcebispo

Dom Jaime Vieira Rocha, filho de José Patrício de Melo e Maria Nini Rocha, nasceu aos 30 de março de 1947, na cidade de Tangará (RN). Cursou Filosofia e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo-SP; Ciências Sociais, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; IBRADES, no Rio de Janeiro-RJ; e Atualização para Formadores de Seminários, em Roma, Itália. Ordenou-se Padre em 01 de fevereiro de 1975, em Natal; e nomeado Bispo da Diocese de Caicó-RN, no dia 29 de novembro de 1995; Ordenação episcopal, no dia 06 de janeiro de 1996, na Basílica de São Pedro, em Roma, pelo então Papa João Paulo II. Lema episcopal: “Scio cui credidi” (Sei em quem acreditei).

Antes do Episcopado, foi pároco da Paróquia de São João Batista, de Pendências; membro da Comissão Regional das Comunidades Eclesiais de Base - CEBs; coordenador diocesano de CEBs, em Natal; Reitor do Seminário de São Pedro, em Natal; vigário episcopal para as pastorais sociais; coordenador diocesano de Vocações e Ministérios e diretor Espiritual do Encontro de Casais com Cristo – ECC.

Foi Bispo de Caicó (RN), de 1996 a 2005; e Bispo de Campina Grande (PB), de 2005 a 2011; nomeado pelo Papa Bento XVI para Arcebispo de Natal, em 21 de dezembro de 2011; de 2007 a 2008, acumulou o cargo de Administrador Apostólico de Guarabira (PB); foi Bispo Referencial da Comissão Episcopal Regional para a Vida e a Família; Vice-Presidente do Regional Nordeste 2, que abrange os Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas; e atualmente é o Bispo Referencial da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada; e, em nível nacional, é membro da Comissão Episcopal para a Amazônia.

Fonte: nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário