Bem vindo ao BLOG CAMPESTRE CIDADÃO, Na Defesa de Seus Direitos

Esse blog é uma forma direta de interagir com a sociedade, esclarecendo suas dúvidas e orientando a respeito de seus direitos. É um prazer poder dar minha contribuição como cidadão consciente.

Fernandes Braga

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Para juiz, falta dinheiro para resolver problemas nos presídios


O juíz da Vara de Execuções Penais, Henrique Baltazar, voltou a criticar o Sistema Penitenciário do Estado, nesta quinta-feira (9). Em entrevista ao Jornal 96, na 96FM, o magistrado comentou as críticas do corregedor geral de Justiça a direção de Alcaçuz e reconheceu o esforço do secretário de Justiça e Cidadania, Fábio Hollanda, em tentar melhorar o Sistema Penitenciário do Estado.

Segundo o magistrado, o descontrole sob os presos do Sistema Penitenciário é uma constatação antiga. “Antes não se sabia quantos presos tinham em nenhum presídio, depois da gestão de Olímpio, na coordenação de Administração Penitenciária, criou-se uma lista, mas ela ainda não é confiável. Não há uma revisão constante dela”.

Mas para Baltazar, o descontrole sob os presos não é o maior problema do Sistema Penitenciário do Estado, ele ainda apontou a falta de manutenção na estrutura física. “Nossos presídios são velhos, já têm mais de 10 anos sem manutenção e estão deteriorados. Em Alcaçuz o piso é frágil, as paredes estão muito quebradas e os presos saem das celas”.

E criticou o “paternalismo” com alguns agentes penitenciários. “80% dos agentes são excelentes, empenhados em suas funções, mas tem uma parte que não presta. Na semana passada foi identificada uma servidora que se quer mora aqui no estado, ela paga para os outros trabalharem para ela, dobrando serviços”.

Gerlane Lima/Nominuto.com



"A minha impressão é que ambos os secretários tentaram muito, mas se o Estado não liberar dinheiro não tem como fazer nada", disse Baltazar.
O magistrado reconheceu o esforço do secretário de Justiça e Cidadania, Fábio Hollanda, e do ex-secretário, Thiago Cortez, para melhorar o Sistema, mas foi enfático em afirmar que os problemas só serão resolvidos quando o Governo investir nos presídios. “A minha impressão é que ambos os secretários tentaram muito, mas se o Estado não liberar dinheiro não tem como fazer nada”, pontuou.

No Governo anterior, Baltazar chegou a sugerir um regulamento para normatizar as atividades dos agentes penitenciários, mas, segundo ele, por questões políticas, o regulamento não foi implantado.

Fonte: nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário