Bem vindo ao BLOG CAMPESTRE CIDADÃO, Na Defesa de Seus Direitos

Esse blog é uma forma direta de interagir com a sociedade, esclarecendo suas dúvidas e orientando a respeito de seus direitos. É um prazer poder dar minha contribuição como cidadão consciente.

Fernandes Braga

terça-feira, 6 de março de 2012

Ministro oficializa pedido de afastamento de Valcke à Fifa

Superesportes

O ministro do Esporte Aldo Rebelo cumpriu com a promessa feita no sábado e oficializou o pedido de afastamento do secretário-geral da Fifa, Jerôme Valcke, ao presidente da organização, Joseph Blatter. O político brasileiro afirmou que o francês não possui mais clima para negociar com o governo nacional após as declarações dadas recentemente.

Incomodado com os atrasos nas obras dos estádios que abrigarão o Mundial e com o adiamento da votação da Lei Geral da Copa, Jerôme Valcke chegou a declarar que o Brasil estava mais interessado em vencer o torneio do que organizá-lo. Além disso, o dirigente da Fifa afirmou que todos os envolvidos no processo mereciam um ‘chute no traseiro’.

A polêmica atitude do secretário-geral da entidade que comanda o futebol mundial irritou o governo brasileiro, que disparou diversas críticas ao francês nos últimos dias. O próprio ministro do Esporte havia organizado uma coletiva no sábado para comunicar que o pedido de afastamento de Valcke seria formalizado nesta semana.
Com a carta enviada nesta segunda-feira, Aldo Rebelo espera ser ouvido por Joseph Blatter e ter seu pedido acatado pelo presidente da organização. Um comunicado oficial da entidade sobre a possível retirada de Valcke da organização do Mundial e a troca do responsável pela interlocução entre a Fifa e o governo brasileiro deverá ser formalizado nos próximos dias pelo próprio mandatário suíço.

Confira na íntegra a carta de afastamento envidada por Aldo Rebelo à Fifa:

Brasília, 5 de março de 2012

A Sua Excelência o Senhor

JOSEPH SEPP BLATTER

Presidente da Fifa

Lausanne-Suíça

Senhor Presidente,

1. Ao longo dos últimos anos, especialmente com a aproximação da Copa do Mundo Fifa 2014 no Brasil, as relações entre o Governo Brasileiro e a Fifa têm se pautado pelo mais alto nível de respeito, cordialidade e reciprocidade.

2. O Brasil sempre se portou, tanto na candidatura como na organização do mundial, de forma correta e consciente da sua capacidade de realizar a XX Copa do Mundo de Futebol.

3. Assim sendo, recebemos com espanto as inapropriadas declarações do senhor Jérôme Valcke nos últimos dias à imprensa internacional. A forma e o conteúdo das declarações escaparam aos padrões aceitáveis de convivência harmônica entre um país soberano como o Brasil e uma organização internacional centenária como a Fifa.

4. Diante desta realidade, o Governo Brasileiro não pode mais aceitar, nas suas tratativas com a Fifa, o Senhor Jérôme Valcke como interlocutor durante a preparação desse mundial.

5. Estamos empenhados e confiantes na construção de uma grande Copa.

Com apreço,

ALDO REBELO
Ministro de Estado de Esporte
Governo da República Federativa do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário