Bem vindo ao BLOG CAMPESTRE CIDADÃO, Na Defesa de Seus Direitos

Esse blog é uma forma direta de interagir com a sociedade, esclarecendo suas dúvidas e orientando a respeito de seus direitos. É um prazer poder dar minha contribuição como cidadão consciente.

Fernandes Braga

domingo, 1 de abril de 2012

Estudantes terão carteira gratuita em Natal

Cerca de 220 mil estudantes de Natal serão beneficiados este ano com a Carteira de Identidade Estudantil Eletrônica (IEE) gratuita. Instituída pela Prefeitura de Natal em 2011 pelo decreto 9.555/11, a IEE assegura a estudantes matriculados nas redes de ensino público e privada descontos de 50% nas passagens de ônibus e opcionais e meia-entrada nos ingressos de cinema, teatro e promoções esportivas, culturais e de lazer.

Natal é a única cidade brasileira a ter 100% de gratuidade na carteira de estudante e com regras claras para habilitação das entidades estudantis para emitir o documento em suas próprias sedes. O decreto unificou, também, a tradicional carteira estudantil ao cartão utilizado como vale transporte.

A decisão teve boa repercussão entre os dirigentes de entidades estudantis, que destacaram a importante conquista, considerando-a uma medida essencial no combate às carteiras de estudantes falsas. Outras medidas foram adotadas também pela Prefeitura para agilizar e facilitar o acesso do estudante a IEE.

Diferentemente de anos anteriores em que os estabelecimentos de ensino tinham que enviar listas impressas, em disquete ou em CD com os dados dos seus alunos para Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), agora um sistema on-line deu agilidade na emissão do documento estudantil, como também dificultou mais o surgimento do falso estudante.

Para isso a Semob, responsável pela organização das normas que regem a emissão e uso das carteiras estudantis em Natal, firmou convênio entre a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) e o NatalCard, digitalizando todo o processo para emissão das carteiras de estudante.

De acordo Daniel Fernandes, chefe do setor de Controle de Emissão de Carteira de Estudante da Semob, tem direito ao documento gratuito todos os estudantes da capital potiguar, sejam de escolas públicas ou privadas, desde o nível infantil até o superior. "Temos em torno de 220 mil estudantes com direito a este benefício nos estabelecimentos de ensino de Natal, que incluem a rede pública municipal, estadual, federal e agora privada, entre escolas, universidades, faculdades, cursos livres como os profissionalizantes, técnicos, pré-vestibulares, pós-graduações".
Sistema online facilita controle

O chefe do setor de Controle de Emissão de Carteira de Estudante explicou ainda que a partir de agora, pelo sistema online, as instituições de ensino, tanto incluem como atualizam os dados dos estudantes. "Esperamos que as escolas atualizem estes dados pelo menos a cada dois meses", disse Daniel Fernandes.

Para realizar este cadastramento, a escola deve acessar o endereço eletrônico www.ieegratuita.com.br e indicar se o estudante está em situação regular e atualizá-lo no sistema. É importante que a direção do estabelecimento de ensino dê toda atenção a este serviço, pois o aluno só poderá requerer sua identidade estudantil gratuita nos postos do NatalCard se estiver, além de regular, com os dados no sistema atualizados. Caso esteja apenas regular, será bloqueado seu direito de emitir a primeira via, como também posterior compra de créditos de passagem.

Daniel Fernandes explicou que para o estudante fazer a emissão da carteira precisa em primeiro lugar estar matriculado regularmente, com os dados atualizadosno sistema pela direção da sua instituição de ensino. Em seguida dirigir-se (apenas o estudante) a sede do NatalCard na Ribeira, no Espaço do Estudante, para emitir a primeira ou segunda via da IEE e depois chancelá-la com a colocação de um selo, que é o que dá direito a compra dos créditos de passagem.

"No mesmo documento da IEE o estudante tem o benefício da carteira estudantil, que dá direito a meia-entrada em eventos culturais e esportivos e também como cartão eletrônico para o passe nos transportes coletivos", informou Daniel Fernandes. Os estudantes que já possuem o documento estudantil, podem se dirigir a qualquer um dos 11 postos do NatalCard espalhados pela cidade.

Uma informação importante é que apenas a UNE e a UBES fazem parte do convênio entre a Semob e NatalCard para emissão da IEE gratuita. Outras seis entidades estudantis também foram habilitadas este ano para emissão do documento estudantil, mas que cobram para emissão da carteira.

"Já temos atualizados no sistema da Semob aproximadamente178 mil estudantes, que desta forma estão aptos para fazer a emissão da identidade estudantil. Isso é um avanço extraordinário, pois em épocas anteriores tínhamos neste período do ano um máximo de cerca de 10 mil estudantes cadastrados, de um universo de mais de 200 mil", destacou a gerente comercial do NatalCard, Elika Lima.

A estudante de cursinho pré-vestibular, Natália Cristina Garcia Pinheiro, disse que está muito satisfeita com o novo sistema. "Agora ficou bem mais fácil e rápido tirar a carteira de estudante", ressaltou Natália, que pretende fazer vestibular para Odontologia. O estudante do curso de Gastronomia da UnP, Wendell de Oliveira Torres, também destaca os avanços nos mecanismo para se emitir a IEE. "Além da facilidade, o melhor é que agora é gratuito", destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário