Bem vindo ao BLOG CAMPESTRE CIDADÃO, Na Defesa de Seus Direitos

Esse blog é uma forma direta de interagir com a sociedade, esclarecendo suas dúvidas e orientando a respeito de seus direitos. É um prazer poder dar minha contribuição como cidadão consciente.

Fernandes Braga

sábado, 7 de julho de 2012

Morre o ex-governador da Paraíba Ronaldo Cunha Lima


A Paraíba amanheceu triste na manhã desse sábado (7). Um dos seus ex-governadores mais ilustres, Ronaldo Cunha Lima, morreu aos 76 anos durante a madrugada, no seu apartamento em João Pessoa. Ele morreu por conta de uma parada respiratória em decorrência de um câncer no pulmão com o qual ele lutava desde julho do ano passado, quando foi diagnosticado. 


A última internação dele foi em janeiro desse ano e, desde então, ele estava recebendo atendimento clínico em casa. Ele estava sob o efeito de sedativos desde a quinta-feira passada e a família já não tinha mais esperanças de que o quadro clínico pudesse mudar. Os seus filhos, netos e a sua esposa estavam ao seu redor no momento da sua morte. O quarto de Ronaldo havia sido equipado há alguns meses uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Seu filho, o senador Cássio Cunha Lima, fez o anúncio da morte no Twitter: "Os Poetas não morrem! O Poeta Ronaldo Cunha Lima, após uma vida digna, descansou", se referindo ao fato do ex-governador ter vários livros já publicados e se orgulhar de ser conhecido como "Poeta".

Segundo o irmão, Renato Cunha Lima, o corpo será velado durante a tarde do sábado no Palácio da Redenção, sede do governo estadual, em João Pessoa, onde receberá o último adeus dos pessoenses. O corpo será levado à noite à Campina Grande, onde será velado até o sepultamento, que deverá ocorrer às 11h do domingo (8) no cemitério Monte Santo. 

A casa de Renato Cunha Lima já foi visitada por vários amigos e autoridades do Estado, como Fernando Catão (presidente do TCE), João Gonçalves (deputado estadual), Gleryston Lucena (ex-secretário de estado na gestão de Ronaldo), Lauremilia Lucena (vice-governadora na primeira gestão de Cássio Cunha Lima à frente do Estado), Cícero Lucena e Silvia Cunha Lima (esposa de Cássio).

BIOGRAFIA

Ronaldo Cunha Lima, ex-governador da Paraíba, teve uma extensa história política, contando  mais de 50 anos de carreira. Iniciara a seu carreira ainda estudante, como vice-presidente do Centro Estudantil Campinense. O seu último cargo foi o de deputado federal, o qual ele exerceu até a renúncia em 2007. 

Em 1969, ele se elegeu prefeito de Campina Grande, mas a ditadura militar cassou o seu mandato. Em 1982, ele foi eleito de novo, mas dessa vez ele conseguiu assumir o cargo.

Em 1990, Ronaldo se elegeu governador da Paraíba. Acabou deixando o cargo para poder disputar uma vaga no Senado. 

O político também se orgulhava do seu lado poeta. É o autor do poema "Habeas Pinho", que ilustra diversos bares e restaurantes em João Pessoa. Em 1994, ele assumiu a cadeira 14 da Academia Paraibana de Letras. Uma de suas paixões era a poesia do também paraibano Augusto dos Anjos.

Fonte: TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário