Bem vindo ao BLOG CAMPESTRE CIDADÃO, Na Defesa de Seus Direitos

Esse blog é uma forma direta de interagir com a sociedade, esclarecendo suas dúvidas e orientando a respeito de seus direitos. É um prazer poder dar minha contribuição como cidadão consciente.

Fernandes Braga

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Câmara aprova a PEC 37 e só quem pode investigar é a Polícia

Deu no G1

Uma comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (21) proposta de emenda à Constituição que prevê competência exclusiva da polícia em investigações criminais. 

Pelo texto, o Ministério Público não poderá mais executar diligências e investigações próprias - apenas solicitar ações no curso do inquérito policial e supervisionar a atuação da polícia.
A PEC agora segue para votação no plenário da Câmara.

A comissão derrubou o texto do relator da PEC na comissão, deputado Fábio Trad (PMDB-MS), que previa exceções em que o Ministério Público estaria autorizado a investigar. 

Pelo texto do relator, o MP deveria atuar subsidiariamente à polícia na investigação de crimes contra a administração pública e em delitos cometidos por agentes políticos, agentes públicos, e por organizações criminosas. 

"Me parece uma afronta o texto aprovado porque polícia e Ministério Público devem se unir no combate à criminalidade, não devem duelar. Eu propunha um novo modelo de investigação, para que houvesse atuação conjunta contra alguns crimes", afirmou o deputado Fábio Trad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário