Bem vindo ao BLOG CAMPESTRE CIDADÃO, Na Defesa de Seus Direitos

Esse blog é uma forma direta de interagir com a sociedade, esclarecendo suas dúvidas e orientando a respeito de seus direitos. É um prazer poder dar minha contribuição como cidadão consciente.

Fernandes Braga

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Direto do Blog do Noblat: É o conteúdo, estúpido!

A Folha de S. Paulo é um jornal engraçado. Mas não é o único jornal engraçado.

Ela acha que basta publicar uma denúncia, publicar o que chama de "outro lado", e o leitor se dará por satisfeito. Há jornais que nem o "outro lado" publicam.

Na edição de hoje, a Folha traz entrevista com um biólogo onde ele assegura que o rio São Francisco está num processo inexorável de extinção.

A entrevista é fraca. Não convence.

Pior é o "outro lado". O governo diz que o rio não está sendo extinto. E que ele fará isso e aquilo outro para recuperar eventuais danos que o rio sofreu por conta das obras de transposição.

E pronto. O leitor fica sem saber em quem acreditar.

A extinção do S. Francisco é uma denúncia muito grave para ficar restrita à entrevista de um biológo, por mais que ele mereça crédito.

A entrevista deveria ter sido tomada apenas como o gatilho para detonar uma ampla e ambiciosa reportagem a respeito.

O "outro lado", da maneira como costuma ser apresentado, de nada serve. Porque o jornal não questiona o que ali se diz. Limita-se a registrar o dito.

O empenho dos jornais para recuperar o espaço perdido para a internet passa obrigatoriamente pela elevação da qualidade do que oferecem. Outra saída não existe.

Eles não querem entender isso. Se entendem pouco fazem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário